LOJA MESTRE NOZA E LIRA NORDESTINA

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO/AMBIENTAÇÃO/PROGRAMAÇÃO VISUAL/VITRINE

Esse projeto, para o Centro de Cultura Popular Mestre Noza e a Lira Nordestina, foi fruto de uma parceria maravilhosa que dura há anos. São duas associações localizadas em Juazeiro do Norte; onde na primeira há uma infinidade de artesãos/escultores e a segunda é composta por xilógrafos. 

A grande diversidade de peças facilitou a ambientação, que foi pensada para encantar o visitante, como numa exposição, um ''passeio'' setorizado, tirando proveito das cores, materiais, formas e beleza de cada peça.

A intenção foi expôr o máximo de objetos, sem que poluíssem visualmente o espaço, transmitissem alegria, organização e instigassem a curiosidade, inclusive a dos passantes, convidando-os a conhecer aquele rico local, onde uma escultura em tamanho real de Patativa do Assaré, criada por Severino Souza, os recebe.

A cultura transborda por toda a área, desde a vitrine, onde consta a frase adesivada "Viva a cultura popular", como também na parte superior da loja, com a mostra dos bumbos utilizados nas festas, como a do Reisado.

Para a vitrine de inauguração, numa delas, homenageou-se Padre Cícero, as romarias, romeiros, a fé; tão presente na cidade de Juazeiro do Norte. A outra vitrine fez referência ao Reisado, expondo as xilogravuras, imagens e tudo o que havia na loja e representava a manifestação cultural.

A programação visual foi criada com base no material comum ao trabalho das duas associações, a madeira. As cores utilizadas estão presentes nas peças artesanais , que também foram reproduzidas no adesivo interno.

Cariri Garden Shopping, Juazeiro do Norte - CE