Tianguá é uma cidade localizada na serra da Ibiapaba, um lugar maravilhoso. Lá as temperaturas são amenas e a paisagem muito bonita. Fica distante 325 km de Fortaleza.

Fui participar de um projeto novo do SEBRAE, cujo objetivo era qualificar profissionais para atuação em programas artesanais. A primeira experiência foi realizada na região dos Inhamús em parceria com o Laboratório Piracema de Design, núcleo de pesquisas sobre cultura brasileira e a segunda em Tianguá, depois o SEBRAE realizou outras que também participei.

 

A metodologia denominada Vivência está apoiada em ações integradas: a busca da percepção da realidade em sua essência, a pesquisa interdisciplinar das bases históricas, antropológicas e tecnológicas do produto para o entendimento dos processos culturais.

As Vivências são momentos de encontro para troca de saberes e experiências. Durante oito dias artesãos, técnicos do SEBRAE, antropólogos, historiadores, fotógrafos, designers gráficos e de produtos ficam hospedados num mesmo lugar. Neste período acontecem palestras, oficinas, dinâmicas de sensibilização e visitas a lugares históricos.

É um trabalho intenso com toda infraestrutura necessária onde designers e artesãos vão desenvolver não só produtos, mas trocar saberes, experiências de vida. O aprendizado é mútuo.

O pessoal do design gráfico desenvolve marcas e a identidade visual para os grupos participantes.

No final fazemos uma exposição para a comunidade dos resultados obtidos, das coleções desenvolvidas.

Participaram artesãos de quatro cidades da Serra da Ibiapaba; Croatá, Ubajara, Ipu e Viçosa. Trabalhamos com palha de carnaúba, banana e argila, materiais disponíveis na região. Desenvolvi produtos em palha de milho e palha de banana.


VIVÊNCIA TIANGUÁ 

Birô Carioca Design, 2019

Ceará - Brasil

  • Preto Ícone Instagram