VIVÊNCIA GEOPARK

Esta Vivência foi realizada no Cariri, com foco no Geopark Araripe, um grande sítio arqueológico de importância científica internacional. Compreende os municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha. Certificado pela UNESCO, integra a Rede Global de Geoparks desde 2006. No mundo foram registrados cerca de 57 Geoparks, a maioria na Europa e China. O Geopark Araripe é o único das Américas e Caribe.

O SEBRAE é parceiro do Geopark Araripe visando o desenvolvimento do Geoturismo e de Geoprodutos, como artesanato, gastronomia e manifestações da cultura regional, além de apoiar a criação de uma rede de parceiros no setor de serviços de gastronomia, hotelaria e artesanato para consolidar e apoiar o turismo local e regional.

Os consultores/designers desenvolveram durante oito dias geoprodutos com materiais existentes na região com a preocupação da preservação da cultura. Trabalhamos com fibras, xilogravura, coco babaçu, couro, madeira, bordados, joias e têxtil.

O grupo que trabalhei foi a Associação Genipoart que tem um trabalho primoroso com fibras, principalmente com palha de milho. Todos os produtos apresentados aqui foram desenvolvidos com esse grupo maravilhoso! 

Percorri todos os grupos de artesãos que iriam participar para fazer diagnóstico sobre maquinário, local para realização da oficinas, condição de trabalho, mão de obra, enfim dados da logística. Desta vez o artesão trabalhou em sua própria oficina juntamente com um designer.

Tivemos vários seminários para que as informações fossem niveladas, visitas guiadas aos Geossítios, Museu de Paleontologia de Santana do Cariri e à Floresta Nacional do Araripe.

Ao fim da Vivência os trabalhos foram reunidos e expostos ao público.