A metodologia denominada Vivência está apoiada em ações integradas: a busca da percepção da realidade em sua essência, a pesquisa interdisciplinar das bases históricas, antropológicas e tecnológicas do produto para o entendimento dos processos culturais.

As Vivências são momentos de encontro para troca de saberes e experiências. Durante oito dias artesãos, técnicos do SEBRAE, antropólogos, historiadores, fotógrafos, designers gráficos e de produtos ficam hospedados num mesmo lugar. Neste período acontecem palestras, oficinas, dinâmicas de sensibilização e visitas a lugares históricos.

É um trabalho intenso com toda infraestrutura necessária onde designers e artesãos vão desenvolver produtos, É um trabalho intenso com toda infraestrutura necessária onde designers e artesãos vão desenvolver não só produtos, mas trocar saberes, experiências de vida. O aprendizado é mútuo.

O pessoal do design gráfico desenvolve marcas e a identidade visual para os grupos participantes.

No final fazemos uma exposição para a comunidade dos resultados obtidos e das coleções desenvolvidas

.

Foi realizada na cidade do Crato e participaram artesãos de nove municípios do Cariri. Trabalhamos com palha de milho, sisal, tecido, taboa, carnaúba,couro com aplicações de xilogravura feitas pelo artista José Lourenço.

Tivemos várias apresentações culturais, dinâmicas para que os artesãos escolhessem temas que os representassem. Foram escolhidos religiosidade e cultura e a coleção foi denominada Impressões, expressando a grande diversidade cultural da região.
Desenvolvi com os artesãos bolsas e caixas de palha de milho e sisal.

 

 

VIVÊNCIA CRATO